12 de outubro de 2009

Bonita e Saudável durante a gravidez e após o parto

Gravidez não é mais motivo para mulher deixar de se cuidar e começar a comer por dois, hoje há tantos métodos para ter um corpo bonito e saudável mesmo vivendo um momento tão importante para mulher. E para isso e não é preciso ter tantos gastos, e sim moderação, já se foi o tempo quando ao saber da existência de um bebezinho dentro do ventre,a futura mamãe corria para a geladeira para comer todas as guloseimas ou dava ouvidos aos desejos para devorar todo tipo de doces e bolos,quem espera um bebê sabe bem o que ouve de seu médico: Gravidez saudável depende da boa alimentação e de exercícios físicos bem direcionados.

De acordo com a enfermeira Valéria Regina Ferreira, que atua com a orientação a saúde da gestante e os cuidados com o recém-nascido, as grávidas devem consumir alimentos ricos em vitaminas do grupo B, presentes em verduras, legumes e frutas da estação. Devem evitar gorduras, carboidratos e açúcares, mas não podem deixar de comer carnes vermelhas magras e ouros produtos ricos em ferro, como brócolis e espinafres. Grãos, leite e derivados também precisam estar na dieta para garantir o aporte de cálcio, necessário tanto para a mãe quanto para o bebê.

“Na gravidez há uma grande facilidade para o corpo armazenar gordura, porque ele se prepara para a lactação, que consume muita energia”. Comenta Valéria Regina

Ao ganhar pouco peso na gravidez a mulher tem mais chance de voltar ao seu peso normal com mais rapidez. O útero demora cerca de seis meses para voltar ao seu tamanho normal depois do parto, como durante esse tempo o intestino pode ocupar o espaço livre e distender a barriga. É preciso estar atenta nos três primeiros meses após o parto, já que as articulações ficam fragilizadas por conta da circulação do hormônio relaxina que facilita o parto e ainda permanece no organismo durante o período, comece com caminhadas leves de 30 minutos – aproveite para levar o bebê a um passeio em praças e outros lugares frescos e arborizados.

A prática de exercícios físicos como a hidroginástica e liberada para a gestante após 12 semanas e não há contra- indicações para os exercícios desde que a futura mamãe realize anteriormente o pré-natal e acompanhamentos ginecológico e obstétrico no período e obtenha a liberação médica.

No mundo moderno, mamãe que se cuida antes e durante a gravidez permanece saudável e bonita após o parto, como é o caso da jovem Sindia Lopez dos Reis de 22 anos que engordou somente 10 kg da sua primeira gestação e já retornou ao seu peso de antes da gravidez em apenas 2 meses. Sindia fez acompanhamento pré-natal e teve orientação do médico para uma alimentação saudável.

Falta de sinalização nas ruas da Área Cura atrasa ocorrências policiais


A falta de segurança que vêm passando os moradores da região Cura de Sumaré não é o único motivo de reclamação. Os bairros que formam a Área Cura e que teve um aumento significativo de furtos e roubos desde o início desse ano, também sofre com o abandono do poder público em outras áreas, como a falta de sinalização do solo e das ruas dos bairros. Sem a existência dessa sinalização alguns problemas são causados, como a demora das viaturas em atender as ocorrências de furtos e roubos, e as ambulâncias para a realização do pronto atendimento a população.

Ao serem questionados quanto à demora em chegar às ocorrências os policiais afirmam que falta de identificação nas ruas é um dos principais motivos para tal situação, pois muitas vezes precisam parar a viatura e pedir informação o mesmo ocorre com a ambulância dos prontos atendimentos. Alguns moradores por conta própria acabam colocando o nome da rua no muro da sua residência porque não há em nenhum lugar no percurso inteiro da rua ou está apagado.

De acordo com o comerciante Divino Pires o mais importante é o nome da rua, tivemos uma reunião com o Capitão Luiz Horácio de Moraes, que informou que as viaturas saem para atender as ocorrências e não encontra as ruas e isso dificulta a ação dos policiais. Eu tenho aqui um mapa no meu estabelecimento e muitas pessoas me procura porque não conseguem encontrar as ruas, principalmente pessoas que são de fora da região e acabam ficando deslocadas. “A falta de identificação nas ruas aqui é uma vergonha”. Desabafa Divino.

“Há falta de sinalização de nome e número nas ruas e tão precária que as crianças não sabem nem o nome da rua em que moram.” Diz: Genival Mendes comerciante.

Os comerciantes da região afirmam que estão dispostos juntamente com a prefeitura a realizarem uma parceria para a colocação das placas de identificação nas ruas da Área Cura, colocariam a propaganda do seu comércio acima do nome da rua e a prefeitura mandaria colocar as placas no devido local. Mas, para isso é preciso que a prefeitura esteja à frente desse projeto, e apoiar, dessa maneira todos serão beneficiados, além disso, existem várias lombadas e cruzamentos sem a sinalização adequada e aí apenas a prefeitura pode intervir.

População espera ansiosa pela água da SABESP

A SABESP-Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo assinou contrato com o DAE, Departamento de Água e Esgoto de Sumaré para fornecer água tratada para a região da Área Cura. Mesmo após a assinatura do convênio com a Sabesp pela prefeitura, muitos dos moradores ainda dizem que falta fazer muito mais pela região. A companhia investirá R$ 3,5 milhões na construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e para outros equipamentos que são necessários para a conclusão do fornecimento. O contrato terá cinco anos e a água virá do sistema integrado que atende Paulínia, Hortolândia e Monte Mor com captação no rio Jaguari, após a sua conclusão da ETA.

Terá capacidade para tratar 150 litros por segundo e beneficiará na região da Área Cura uma população de aproximadamente 70 mil famílias. Os moradores esperam que a parceria seja construtiva e traga muitos benefícios para os bairros, como água mais limpa nas torneiras, e para isso esperam não ter aumento de tarifa na conta no final do mês. O bom desempenho que a SABESP mostra na cidade vizinha Hortolândia é referência para os moradores que esperam ter o mesmo tipo de abastecimento que existe para a população vizinha.

Sumaré sofre, com a falta de água desde a década de 1960, com o racionamento de água e está buscando soluções para tentar resolver o problema. Atualmente, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) tem feito um rodízio de fornecimentos de bairros, A entidade alega que a cidade cresceu muito nós últimos anos e a SABESP veio para somar.
“Se fizer igual fez para Hortolândia vai ser bem vinda, foi muito bom para Hortolândia e os moradores só tem a ganhar com essa parceria”. Afirma Donizete Aparecido Araújo, morador.

Postos de Saúde da Área Cura recebe investimentos

Moradores que utilizam os postos de saúde da região da Área Cura são lembrados pela prefeitura, com verba destinada à melhoria. São novos investimentos para as UBS (unidade básica de saúde) e do Pronto Atendimento. Segundo a prefeitura, todo investimento na saúde da nossa gente é a garantia de uma maior humanização no atendimento. Para isso, todas as unidades de saúde da Área Cura: UBS do São Judas Tadeu, UBS Denadai, UBS Bandeirantes e Pronto Atendimento do Parque das Nações foram reformados e ampliados, garantindo assim um melhor atendimento para a população.

Moradores da Área Cura pode ainda contar com outros benefícios nos postos de Saúde como o Kit Medicamentos para pacientes crônicos que sofrem de diabetes, hipertensão arterial, asma e mulheres que necessitem de anticoncepcional ou medicamento de recomposição hormonal. E pode contar também com a Unidade de Saúde da Família, com a presença de agentes comunitários e médicos que atendem na casa da população, são aproximadamente mais de 2 mil famílias atendidas por este novo modelo de atenção à saúde, além da farmácia Popular do Jardim Denadai.

Mas, os moradores não estão satisfeitos com melhorias apenas na parte de infra-estrutura, e medicação, é preciso investir em melhoria no atendimento e em cursos de capacitação para os funcionários e agilidade no tempo de atendimento das UBS (Unidade Básica de Saúde), pois a demora para passar pela consulta é alta. Especialidades como oftalmologista, o usuário não consegue marcar uma consulta para próxima semana, é preciso esperar até 6 meses para o atendimento. A saúde bucal também é bastante precária na região há esperar por um tratamento pode chegar há mais de 1 ano, e para ser atendido na emergência pelo dentista tem que chegar às 6 horas para pegar a senha.
“Eu já precisei de um profissional bucomaxilo (especialista da face) e tive que esperar 1 ano para consulta ao chegar para ser consultado, passei por um otorrinolaringologista, pois não havia especialista bucomaxilo ”, Afirma Luiz Luciano Araújo mestre de obras, morador da região há 18 anos.

Com as reformas e ampliações, as unidades de saúde receberam novos equipamentos e a região passou a contar com uma unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os profissionais do SAMU são regularmente treinados com cursos de capacitação para novas técnicas do pronto atendimento, como o APH (Atendimento Pré – Hospitalar).