16 de março de 2011

Morador de Sumaré participa da produção de curtas - Metragens

No ano 2009 o jovem João Paulo Queiroz viu sua vida transformar, morador do bairro Jardim Denadai que fica na região da Área Cura de Sumaré, teve a oportunidade pelo projeto Cine Tela em Campinas e Centro Tia Ileide na região do Padre Anchieta de concluir o curso de ator e produtor e com o término pode gravar um curta-metragem. No começo apenas se inscreveu por curiosidade e como foi um dos selecionados para poder participar dos projetos topou, e ao ver todo o processo de como faz um curta-metragem acabou se apaixonando pela arte.
Foi então que em Janeiro de 2010 recebeu uma oferta para integrar uma companhia de teatro em São Paulo e aos fazer alguns testes com uma produtora chamada Cris Lopes já  falecida ,que o descobriu e o convidou para trabalhar com ela em um filme chamado "Passos" que ainda não tem data de lançamento.

Depois João Paulo começou a escrever alguns roteiros e passou a conseguir vários trabalhos por conta disso, vendendo seus roteiros e atuando ainda nos curtas “Cartas que não entreguei", "Uma rosa para Maria", “Louco eu?" de Carey Moij, "Liberdade" de Augusto Penna, "Amor e outros desvaneios" de Luca Bernar, "Sufoco" de LL Lins, "Espelho" de José Louro, entre outros.
Foi então que em um curso conheceu outros quatro ex-alunos do curso de produção cinematográfica, sendo que três nunca haviam tido contato ou feito parte da produção de um filme e tiveram a iniciativa de formarem a Tomats Filmes, produtora independente que surgiu com a união de cinco estudantes de cinema, Lane Silva, Roberto Giglio, Flávio Dutra, Willians Lima e João Paulo Queiroz.
“O projeto nasceu instintivamente e todos tínhamos a vontade de trabalhar com cinema em uma coisa nova própria e criar algo novo no cinema que fugisse um pouco dos grandes centros”. Afirma; João Paulo Queiroz.

A produtora Tomats Filmes usou para suas gravações as instalações do seminário em Sumaré para gravação de alguns de seus filmes além de outras áreas como os bairros Nova Veneza e Jardim Bom Retiro os espaços foram selecionados pelos próprios cineastas e cedido pelos moradores para as filmagens.
“Visando uma aproximação maior da arte do cinema para aqueles que têm pouco acesso como é o caso dos moradores da nossa região acredito que o que mais me cativa no cinema é poder contar histórias que todos gostariam de viver, coisas que mesmo sendo cotidianas encantam e motivam a sermos algo melhor neste mundo. Em um país onde o diferencial é somente carnaval, Futebol e violência, acho muito pouco pra uma terra tão rica em talentos múltiplos, então vamos colocando uma nova historia no cinema nacional”. Afirma, João Paulo.
O grupo realizou uma amostra em janeiro dos curtas ‘’ Simples Assim” romance, “Mensageiros do Medo” suspense, “ Cappuccino” Drama além da comédia “Como não fazer um filme”. No, MIS-Campinas (Museu da Imagem e do Som), que fica localizado na rua Regente Feijó, 859 - centro, Campinas.
Para atrair patrocinadores e também fazer a divulgação do trabalho da equipe eles criaram um blog e já tiveram quase 30 mil acessos em menos de 1 ano. Com acessos de diversos países quem quiser pode assistir aos trailers e os making of dos curtas já produzidos pela equipe.
 Acesse: http://tomatsfilmes.blogspot.com/

Informações:
O Cine Tela Brasil, percorre o estado de São Paulo com oficinas itinerantes que tem há duração de 20 dias em tempo integral. Agora estão abrangendo mais regiões como Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para mais informações acesse o site: http://www.cinetelabrasil.com.br/oficinas/

7 comentários:

  1. Legal a região precisa mais de coisas do tipo parabéns João Paulo e toda esta equipe de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito legal uma breve biografia deste Tomat, rs gostei parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Sou fã dos Tomats desde o começo, é justo que as midias manifestem o trabalho desta equipe maravilhosa. Parabéns Valessa, continue assim.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, e Sumaré agora tem cineasta, bacana mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela matéria e blog Valessa.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa matéria sugestão porque não faz uma entrevista com todo o grupo? Seria legal conhecer eles todos.

    ResponderExcluir
  7. Maravilha de reportagem. Parabéns

    ResponderExcluir