1 de maio de 2011

Honda para por falta de componentes

A multinacional Honda do Brasil anunciou por meio de um comunicado, que a empresa vai parar suas atividades na segunda quinzena de maio, a paralisação que inicialmente estava prevista para o mês de Julho teve que ser alterada devida a falta de componentes. A paralisação vai ocorrer entre os dias 23 de maio e 3 de Junho. 

A falta de componentes para a continuidade da produção dos automóveis afetou a área fabril da empresa por desabastecimento de seus fornecedores do Japão devido ao terremoto e o tsunami que atingiu o país em março desse ano, sendo assim a Honda do Brasil poderá ser desabastecida.

Segundo a empresa isso não afetará o abastecimento de automóveis no país por conta do estoque, a empresa Honda Sumaré produz diariamente cerca de 600 automóveis por dia, e tem aproximadamente 3.600 funcionários. Segundo a assessoria da multinacional, durante os dias parados deixarão de serem produzidas aproximadamente seis mil unidades. 
Em comunicado, a assessoria informou que como conseqüência dos desastres naturais e impactos sofridos pelos fornecedores da Honda Motor poderá haver desabastecimento de componentes a partir de maio, para a produção de veículos pela fábrica de Sumaré. "Com o objetivo de administrar a situação, a Honda Automóveis antecipará estrategicamente sua costumeira parada de julho para 23 de maio a 3 de junho", traz nota da assessoria. 

"É importante destacar que todas as unidades da Honda no mundo estão empenhadas em contribuir com a recuperação das operações da empresa e seus fornecedores no Japão e todas as medidas possíveis serão tomadas para minimizar os inconvenientes ao consumidor final", afirmou o departamento de comunicação.

Sumaré tem saldo positivo em geração de empregos

Dia do Trabalho

Sumaré registrou saldo positivo nesse primeiro trimestre do ano de (2011), já no começo desse ano 200 empregos diretos foram criados com a chegada de três grandes empresas. São elas o Grupo Enar Apoio Logístico, Flex Polímeros e Verssat, que vieram para a cidade gerando crescimento para economia para diversos setores entre eles a contratação da mão-de-obra local. 

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico Vilson Alves, “o balanço foi positivo algumas empresas vieram para cidade esse ano devido ao crescimento econômico do país, gerando oportunidades de emprego para a nossa região, e vai melhorar ainda mais os números de postos de trabalho, já que temos recebido empresas que querem se instalar na região de Sumaré e algumas já confirmaram sua vinda e em breve vamos anunciar para a população.”

PAT de Sumaré pelo terceiro mês vê crescimento expressivo
Pelo terceiro mês consecutivo em 2011, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sumaré, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego, Geração de Renda e Desenvolvimento Econômico (Sede), registrou aumento expressivo no número de candidatos empregados, em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo balanço do PAT, no primeiro trimestre desse ano foram 362 contratações, número duas vezes maior do que nos três primeiros meses de 2010, quando foram admitidas 166 pessoas. No último mês de março, o PAT quase dobrou o número de contratações, com 103 trabalhadores admitidos por intermediação do posto local, contra 54 em março de 2010. 
De acordo com o PAT até o dia 25 de abril desse ano já foram 69 pessoas contratadas por intermédio do posto de atendimento ao trabalhador de Sumaré, lembrando que o numero real do fechamento do mês de abril somente será conhecido no próximo dia 02/05. 

De acordo com o Superintendente de Trabalho e Emprego de Sumaré, “Ed Carlo Michelin, os números são resultado da política da Administração Municipal de combate ao desemprego e de estímulo à qualificação profissional dos sumareenses”.
 Segundo Ed Carlo, algumas vagas que não são preenchidas por falta de mão-de-obra qualificada no caso de eletricista; porteiro de edifícios; auxiliar de cozinha; pintor de obras; pedreiro; auxiliar de limpeza; cuidador de idosos; auxiliar de logística; ajudante de produção; operador se empilhadeira e auxiliar administrativo. 

As vagas de emprego são disponíveis por meio do Emprega São Paulo, sistema online de intermediação de mão - de -obra, gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).