22 de janeiro de 2012

Sacolas plásticas têm dias contados na cidade de Campinas

A partir desse ano supermercados e comércios da Cidade de Campinas, deixarão de fornecerem aos seus clientes as sacolas plásticas sem custo. Devido ao projeto de lei nº 301/07, de autoria dos vereadores Antônio Flores, Zé Cunhado e Carlão Chiminazzo do PDT, sobre a proibição do uso das sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais da cidade de Campinas, o projeto foi aprovado em segunda discussão em uma sessão ordinária, agora os estabelecimentos deverão cobrar 5 centavos por cada sacola.

São cerca de um trilhão de sacolas plásticas de supermercados, distribuídas anualmente no mundo, esses dados pioram e muito a qualidade de vida de toda a população mundial. Levando em conta que as sacolas levem cerca de 400 anos para se decompor causando a deterioração do solo e a poluição de rios e nascentes, e preciso apoiar projetos sustentáveis para a melhora do Meio Ambiente.

No Brasil segundo pesquisas realizadas recentemente revelam que são cerca de 800 sacolas por ano para cada pessoa, o Ministério do Meio Ambiente realizou uma pesquisa em 2007 sobre o tema e descobriu que o melhor a ser feito é reduzir o consumo com alternativas tecnológicas mais sustentáveis e a realização de campanhas para a conscientização da população.

A cidade de Campinas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2011 sua população foi estimada em 1 088 611 de habitantes, sendo que em 2010 era o terceiro mais populoso de São Paulo (ficando atrás somente de Guarulhos e da capital) e o 14º de todo o país.


Saiba Mais:

As sacolas plásticas foram introduzidas na década de 80, causando uma revolução na coleta de lixo, principalmente para as populações de classe baixa, que não compravam e não têm o costume de comprar sacos de lixo por causa do preço, utilizando assim as sacolas plásticas fornecidas pelo comércio para o armazenamento do lixo doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário