28 de janeiro de 2012

Histórias em quadrinhos ganha Exposição em Campinas

Quem não corre para pegar o jornal e ler não só as notícias, mas também para ver os quadrinhos com tiras memoráveis e atuais. Parece coisa de criança, mas muitos adultos curtem ver as mensagens por trás das tirinhas em quadrinhos, que podem falar de política, meio ambiente ou sobre o BBB. Campinas é reconhecida como um grande celeiro de quadrinistas, e por isso recebe à exposição Desbravadora no espaço Cultural Pandora que acontece entre 28/01 e 24/02. Aproximadamente 40 artistas serão homenageados nessa exposição.

O dia Nacional do Quadrinho é comemorado no dia 30 de Janeiro é uma homenagem a Angelo Agostini, pioneiro que publicou a primeira história em quadrinhos brasileira em 30 de janeiro de 1869.

Quadrinhos podem ir além, recentemente foi lançado em quadrinhos o livro Memórias Póstumas De Brás Cubas, de Machado de Assis, estudar para o vestibular ficou mais interessante e por que não mais rápido. Os professores têm agora outra alternativa de ensinar a literatura brasileira, porém ainda é uma opção cara para os pais, já que o custo ainda é alto em vista dos quadrinhos de banca.



Entrada Franca
Espaço Cultural Pandora:
Rua Joaquim Novaes 146, Cambuí.
Telefone para contato: (19) 3234 – 4443.

22 de janeiro de 2012

Sacolas plásticas têm dias contados na cidade de Campinas

A partir desse ano supermercados e comércios da Cidade de Campinas, deixarão de fornecerem aos seus clientes as sacolas plásticas sem custo. Devido ao projeto de lei nº 301/07, de autoria dos vereadores Antônio Flores, Zé Cunhado e Carlão Chiminazzo do PDT, sobre a proibição do uso das sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais da cidade de Campinas, o projeto foi aprovado em segunda discussão em uma sessão ordinária, agora os estabelecimentos deverão cobrar 5 centavos por cada sacola.

São cerca de um trilhão de sacolas plásticas de supermercados, distribuídas anualmente no mundo, esses dados pioram e muito a qualidade de vida de toda a população mundial. Levando em conta que as sacolas levem cerca de 400 anos para se decompor causando a deterioração do solo e a poluição de rios e nascentes, e preciso apoiar projetos sustentáveis para a melhora do Meio Ambiente.

No Brasil segundo pesquisas realizadas recentemente revelam que são cerca de 800 sacolas por ano para cada pessoa, o Ministério do Meio Ambiente realizou uma pesquisa em 2007 sobre o tema e descobriu que o melhor a ser feito é reduzir o consumo com alternativas tecnológicas mais sustentáveis e a realização de campanhas para a conscientização da população.

A cidade de Campinas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2011 sua população foi estimada em 1 088 611 de habitantes, sendo que em 2010 era o terceiro mais populoso de São Paulo (ficando atrás somente de Guarulhos e da capital) e o 14º de todo o país.


Saiba Mais:

As sacolas plásticas foram introduzidas na década de 80, causando uma revolução na coleta de lixo, principalmente para as populações de classe baixa, que não compravam e não têm o costume de comprar sacos de lixo por causa do preço, utilizando assim as sacolas plásticas fornecidas pelo comércio para o armazenamento do lixo doméstico.

21 de janeiro de 2012

Seu Sófa com cara de Novo


O sofá é uma peça fundamental em uma residência, assim como as poltronas, camas, cadeiras, bancos, pufes e cabeceiras requerem cuidados especiais para que se mantenha o brilho e beleza.
Para manter seu estofado em boas condições de uso e não fazer feio na hora que as visitas chegarem a sua casa vai algumas dicas de uso elaborado por uma empresa especializada nesse seguimento.

- Não use o móvel em pisos desnivelados essa dica é para qualquer tipo de mobília.
- Não exponha o estofado á luz solar direta ou à chuva.
-Não permita que as pessoas pulem em camas, sofás, cadeiras, bancos e poltronas, esse ato pode vir a quebrar ou até mesmo a rasgar no caso do sofá.
-Não coloque o sofá em lugares úmidos a umidade causa mofo e deterioração mais rápida.
-Deixe seu sofá respirar, após a compra, não deixe por mais de 10 dias com a proteção plástica que veio da loja, mas não se esqueça de cobrir o mesmo no caso de longas reformas, e se por acaso demorar muito deixe o móvel respirar novamente e cubra depois.
-Evite contato com os estofados usando roupas molhadas e sujas;
-Se um sofá tiver almofadas soltas, faça um rodízio periódico entre elas, trocando-as de lugar. Isso aumenta a vida útil delas.
-Para limpeza não utilizem alvejantes ou produtos clorados. Nas partes de madeiras o uso somente um pano seco e limpo é o suficiente. Para retirar a poeira prefira um aspirador de pó e para remover manchas aplique detergente neutro.

Observe sempre as dicas do manual de instruções ou até mesmo na etiqueta do produto, quais são as composições do revestimento, alguns tecidos pedem limpezas especificas, pois não aceitam certos produtos para limpeza

15 de janeiro de 2012

NET Cidade abre inscrições para participar do Programa de Voluntariado em 2012

         
O canal NET Cidade abre inscrições para o programa de voluntariado 2012, para participar é preciso ter 16 anos morar ou trabalhar na região. O voluntário participará da produção de programas de TV realizados pela NET.

Para ser voluntário basta gostar da área de comunicação, ter vontade de experimentar como funciona os bastidores de um canal de TV e ter alguma disponibilidade de tempo para participar dos treinamentos e das atividades do canal, a emissora com sede em Americana, terá duas turmas uma no período da tarde e outra a noite.

Os participantes terão que passar por uma integração para se conhecerem e realizarem os treinamentos de como funcionam o estúdio e os equipamentos da TV. A primeira integração será dia 31 de Janeiro.

Para se inscrever, basta mandar um e-mail para fernando.furlaneti@netservicos.com.br

O Canal NET Cidade abrange as cidades de Americana, Araras, Limeira, Rio Claro, Santa Bárbara d'Oeste, Sumaré, Hortolândia, Mogi mirim e Mogi Guaçu.

14 de janeiro de 2012

RECEITA FEDERAL APERTA O CERCO...

Seguem algumas orientações a fim de evitar futuros problemas.


1. O QUE SERÁ CRUZADO:

Todos devem começar a acertar a sua situação com o Leão, pois neste ano o Fisco começa a cruzar mais informações, e no máximo em dois anos estará cruzando praticamente tudo. As informações que envolvam CPF ou CNPJ serão cruzadas on-line com:


CARTÓRIOS: Checar os bens imóveis - terrenos, casas, apartamentos, sítios, construções;
DETRANS: Registro de propriedade de veículos, motos, barcos, Jet-skis, etc;
BANCOS: cartões de crédito e débito, aplicações, movimentações, financiamentos;
EMPRESAS EM GERAL: Além das operações já rastreadas (Folha de
pagamentos, FGTS, INSS, IRRF, etc), passam a ser cruzadas as operações
de compra e venda de mercadorias e serviços em geral, incluídos os básicos (luz, água, telefone, saúde), bem como os financiamentos em geral.

Tudo através da Nota Fiscal Eletrônica. Tudo isso nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal, amarrando pessoa física e pessoa jurídica através destes cruzamentos e podendo, ainda, fiscalizar os últimos 5 (cinco) anos.


2. MODERNIDADE DO SISTEMA:

Este sistema é um dos mais modernos e eficientes já construídos no mundo, e logo estará operando por inteiro. Só para se ter uma idéia, as operações relacionadas com cartão de crédito e débito foram cruzadas em um pequeno grupo de empresas varejistas no fim do ano
passado, e a grande maioria deles sofreram autuações enormes, pois as informações fornecidas pelas operadoras de cartões ao fisco (que são obrigados a entregar a movimentação), não coincidiram com as declaradas pelos lojistas. Este cruzamento das informações deve, em breve, se estender a um número muito maior de contribuintes, pois o
resultado foi "muito lucrativo" para o governo.


3. FOCO NAS EMPRESAS DO SIMPLES:

Sua empresa é optante do Simples Nacional? Veja esta curiosidade inquietante:

TRIBUTAÇÃO PELO LUCRO REAL: Maioria das empresas de grande porte.
Representam apenas 6% das empresas do Brasil e são responsáveis por
85% de toda arrecadação nacional;

TRIBUTAÇÃO PELO LUCRO PRESUMIDO: Maioria das empresas de pequeno e
médio porte. Representa 24% das empresas do Brasil e são responsáveis
por 9% de toda arrecadação nacional;

TRIBUTAÇÃO PELO SIMPLES NACIONAL: 70% das empresas do Brasil e respondem por apenas 6% de toda arrecadação nacional. OU SEJA, é nas empresas do SIMPLES que o FISCO vai focar seus esforços, pois é nela onde se concentra a maior parte da informalidade, leia-se, sonegação!


4. INFORMALIDADE DEVERÁ DIMINUIR:

Acredita-se que muito em breve, a prática da informalidade tende a diminuir muito! A recomendação é de que as empresas devem se esforçar cada vez mais no sentido de ir acertando os detalhes que faltam para minimizar problemas com o FISCO.


5. SUPERCOMPUTADOR T-REX E SISTEMA HARPIA:

A Receita Federal passou a contar com o T-Rex, um supercomputador que leva o nome do devastador Tiranossauro Rex, e o software Harpia, ave de rapina mais poderosa do país, que teria até a capacidade de aprender com o comportamento dos contribuintes para detectar
irregularidades. O programa vai integrar as secretarias estaduais da Fazenda, instituições financeiras, administradoras de cartões de crédito e os cartórios.

6. DIMOF:
Com fundamento na Lei Complementar nº 105/2001 e em outros atos normativos, o órgão arrecadador-fiscalizador apressou-se em publicara Instrução Normativa RFB nº 811/2008, criando a Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira (DIMOF), pela qual as
instituições financeiras têm de informar a movimentação de pessoas físicas, se a mesma superar a ínfima quantia de R$ 5.000,00 no semestre, e das pessoas jurídicas, se a movimentação superar a bagatela de R$ 10.000,00 no semestre. A primeira DIMOF foi apresentada em 15 de dezembro de 2008.

7. DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA JÁ PRONTA
PELO FISCO PREVIAMENTE:


O acompanhamento e controle da vida fiscal dos indivíduos e das empresas ficará tão aperfeiçoado que a Receita Federal passará a oferecer a declaração de Imposto de renda já pronta, para validação do contribuinte, o que poderá ocorrer já daqui a dois anos.


8. PRIMEIRA ETAPA JÁ INICIADA EM 2008, 37.000 CONTRIBUINTES:


Apenas para a primeira etapa da chamada Estratégia Nacional de Atuação da Fiscalização da Receita Federal para o ano de 2008 foi estabelecida a meta de fiscalização de 37 mil contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, selecionados com base em análise da CPMF, segundo publicado em órgãos da mídia de grande circulação.

9. CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES  PATRIMONIAIS DO CONTRIBUINTE:


O projeto prevê, também, a criação de um sistema nacional de informações patrimoniais dos contribuintes, que poderia ser gerenciado pela Receita Federal e integrado ao Banco Central, Detran, e outros órgãos.


10. PENHORA ON LINE:


Para completar, já foi aprovado um instrumento de penhora on line das contas correntes. Por força do artigo 655-A, incorporado ao CPC pela Lei nº 11.382/2006, poderá requerer ao juiz a decretação instantânea, por meio eletrônico, da indisponibilidade de dinheiro ou Bens do
contribuinte submetido a processo de execução fiscal.


11. REVISÃO DE PROCEDIMENTOS E CONTROLES CONTÁBEIS:


Tendo em vista esse arsenal, que vem sendo continuamente reforçado para aumentar o poder dos órgãos fazendários, recomenda-se que o contribuinte promova revisão dos procedimentos e controles contábeis e fiscais praticados nos últimos cinco anos.


12. A RECEITA ESTÁ TRABALHANDO MESMO:


Hoje a Receita Federal tem diversos meios (controles) para acompanhar a movimentação financeira das pessoas. Além da DIMOF, temos a DIRPF, DIRPJ, DACON. DCTF, DITR, DIPI, DIRF, RAIS, DIMOB, etc etc.  Ou seja, são varias fontes de informações.


13. TESTES DO SISTEMA:


Esse sistema HARPIA, já estava em teste há 2 dois anos e agora está trabalhando pra valer. Com a entrada em vigor da nota fiscal eletrônica e do SPED, ai é que a situação vai piorar, ou melhor, melhorar a arrecadação.

ATENÇÃO
Jamais faça DOAÇÕES!
Se tiver de doar algum dinheiro a um filho, por exemplo, declare apenas como EMPRÉSTIMO, caso contrário será taxado em 4% em imposto estadual!!!

Motivação&Sucesso

Viva os 366 dias de 2012
Luiz Marins

 Você pretende viver os 366 dias de 2012 ou viver um mesmo dia 366 vezes?

 A rotina é uma atitude mental. Você pode ter uma  atividade chamada de rotineira, mas, com certeza, poderá fazer cada dia diferente, cada dia melhor, cada vez de uma forma que agregue algo novo a essa chamada rotina. Dependerá exclusivamente de você, da sua cabeça, da sua atitude mental. Cabe a você escolher se viverá este ano bissexto com qualidade cada dia, se sentindo em crescimento e desenvolvimento ou se optará por viver um mesmo dia 366 vezes, numa mesmice doentia, choramingando pelos cantos da vida. Essa opção é toda sua!

 Conheço pessoas que não se permitem cair na rotina. Elas se desafiam renovando a vida a cada dia. Elas se negam a fazer todos os dias as mesmas coisas da mesma forma. Elas inovam onde outras pessoas só veem a mesmice. Elas criam onde as pessoas só enxergam o que está pronto e estabelecido. Elas se desafiam a viver. Elas se negam a “morrer” vivas, sufocadas pela rotina.

 Muitos me dirão que não conheço suas profissões e por isso estou dizendo isto. Muitos me dirão ser impossível vencer a rotina no emprego que possuem, nas tarefas que realizam, na vida que vivem. Pois (eu digo) que isso não é necessariamente verdadeiro. A rotina está na cabeça das pessoas, no medo de inovar, de criar, de propor e de errar. É mais confortável viver na rotina, embora seja a maneira mais certa de viver uma vida com pouco sentido, com pouca alegria, sem motivação. É preciso aprender a ousar com responsabilidade. É preciso acreditar mais em si próprio e ver que as coisas podem ser feitas de forma diferente. Pessoas rotineiras são pessoas fechadas em si mesmas. É preciso se abrir para o novo, para o desconhecido, para o diferente. É preciso acreditar que fomos feitos para criar, inovar, fazer a diferença e não só repetir o que outros já fizeram.

 Nesta semana de início de ano, pense em como vencer a rotina e como se afastar das pessoas
que vivem lhe dizendo que o mundo não tem jeito, que as pessoas são más por natureza, que viver é um peso. Acredite que você pode ser diferente e fazer a diferença neste mundo. Acabe com a rotina e comece a viver!

 Pense nisso. Sucesso!

ANTHROPOS MOTIVATION & SUCCESS

motivacao@anthropos.com.br

www.anthropos.com.br - www.livrariamarins.com.br