31 de março de 2011

Sumaré oferece oficina de iniciação teatral Divulgação


A Oficina Cultural Hilda Hilst, realização do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Sumaré, oferecerá de 26 abril a 14 de junho, oficina gratuita de iniciação teatral para adolescentes, a partir de 13 anos. As aulas serão realizadas às terças-feiras, das 14h às 17h, na biblioteca da Associação de Moradores do Jardim Nova Veneza (SANOVA), que fica na Avenida Brasil, nº. 529. 

Para participar, o interessado deverá fazer inscrição no local da oficina, no período de 5 a 25 de abril, das 8h às 16h30. A coordenação será de Marina Milito, parceira da Oficina Cultural Hilda Hilst.

16 de março de 2011

Morador de Sumaré participa da produção de curtas - Metragens

No ano 2009 o jovem João Paulo Queiroz viu sua vida transformar, morador do bairro Jardim Denadai que fica na região da Área Cura de Sumaré, teve a oportunidade pelo projeto Cine Tela em Campinas e Centro Tia Ileide na região do Padre Anchieta de concluir o curso de ator e produtor e com o término pode gravar um curta-metragem. No começo apenas se inscreveu por curiosidade e como foi um dos selecionados para poder participar dos projetos topou, e ao ver todo o processo de como faz um curta-metragem acabou se apaixonando pela arte.
Foi então que em Janeiro de 2010 recebeu uma oferta para integrar uma companhia de teatro em São Paulo e aos fazer alguns testes com uma produtora chamada Cris Lopes já  falecida ,que o descobriu e o convidou para trabalhar com ela em um filme chamado "Passos" que ainda não tem data de lançamento.

Depois João Paulo começou a escrever alguns roteiros e passou a conseguir vários trabalhos por conta disso, vendendo seus roteiros e atuando ainda nos curtas “Cartas que não entreguei", "Uma rosa para Maria", “Louco eu?" de Carey Moij, "Liberdade" de Augusto Penna, "Amor e outros desvaneios" de Luca Bernar, "Sufoco" de LL Lins, "Espelho" de José Louro, entre outros.
Foi então que em um curso conheceu outros quatro ex-alunos do curso de produção cinematográfica, sendo que três nunca haviam tido contato ou feito parte da produção de um filme e tiveram a iniciativa de formarem a Tomats Filmes, produtora independente que surgiu com a união de cinco estudantes de cinema, Lane Silva, Roberto Giglio, Flávio Dutra, Willians Lima e João Paulo Queiroz.
“O projeto nasceu instintivamente e todos tínhamos a vontade de trabalhar com cinema em uma coisa nova própria e criar algo novo no cinema que fugisse um pouco dos grandes centros”. Afirma; João Paulo Queiroz.

A produtora Tomats Filmes usou para suas gravações as instalações do seminário em Sumaré para gravação de alguns de seus filmes além de outras áreas como os bairros Nova Veneza e Jardim Bom Retiro os espaços foram selecionados pelos próprios cineastas e cedido pelos moradores para as filmagens.
“Visando uma aproximação maior da arte do cinema para aqueles que têm pouco acesso como é o caso dos moradores da nossa região acredito que o que mais me cativa no cinema é poder contar histórias que todos gostariam de viver, coisas que mesmo sendo cotidianas encantam e motivam a sermos algo melhor neste mundo. Em um país onde o diferencial é somente carnaval, Futebol e violência, acho muito pouco pra uma terra tão rica em talentos múltiplos, então vamos colocando uma nova historia no cinema nacional”. Afirma, João Paulo.
O grupo realizou uma amostra em janeiro dos curtas ‘’ Simples Assim” romance, “Mensageiros do Medo” suspense, “ Cappuccino” Drama além da comédia “Como não fazer um filme”. No, MIS-Campinas (Museu da Imagem e do Som), que fica localizado na rua Regente Feijó, 859 - centro, Campinas.
Para atrair patrocinadores e também fazer a divulgação do trabalho da equipe eles criaram um blog e já tiveram quase 30 mil acessos em menos de 1 ano. Com acessos de diversos países quem quiser pode assistir aos trailers e os making of dos curtas já produzidos pela equipe.
 Acesse: http://tomatsfilmes.blogspot.com/

Informações:
O Cine Tela Brasil, percorre o estado de São Paulo com oficinas itinerantes que tem há duração de 20 dias em tempo integral. Agora estão abrangendo mais regiões como Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para mais informações acesse o site: http://www.cinetelabrasil.com.br/oficinas/

12 de março de 2011

Padre Antônio Marcos de Camargo assume a paróquia Santa Bárbara em Sumaré


E têm a difícil tarefa de substituir o padre Luís Fernado Angelotti Junior que faleceu Janeiro

O padre Antônio Marcos de Carmargo assumiu em fevereiro o lugar do padre Pio Luis Fernado Angelotti junior, que atuava como pároco mas faleceu recentemente  padre Pio Luis passou mal durante a madrugada e foi levado ao hospital Madre Theodora em Campinas e acabou não resistindo e morreu. O padre de 29 anos que se comunicava com os fiéis para as missas e celebrações através do twiiter mostrou sua grande participação junto aos jovens de sua comunidade. Iniciou seus trabalhos como Pároco na Paróquia Santa Bárbara, em Sumaré há dois anos, mas muito antes já trabalha pela construção e idealização da paróquia. Era também assessor da Renovação Carismática Católica (RCC) e tinha também um programa chamado “Você pode ser feliz” exibido nas manhãs de quinta-feira, na TV católica Século 21.
 Foram realizadas três missas de corpo presente na Matriz Santa Bárbara onde o padre era paróco e aproximadamente 2 mil pessoas compareceram para dar o último adeus ao padre.

Cerca de 50 pessoas acompanharam a primeira reunião do novo paráco que realizou sua primeira CPP ( conselho pastoral paroquial ) o padre explicou a sua paroquia que o CPP é o orgão importante na igreja e que assume a cordenação e animação da pastoral.
O padre em seu discurso disse: para que o trabalho da pastoral aconteça e preciso que haja amor e serviço no nosso meio, temos que nós identificarmos como irmão o amor é isso quem segue Jesus Cristo e identificado pelo amor e serviço. Em um mundo tão violento e desigual precisamos fazer a nossa parte seja na educação de nossas crianças nas escolas onde existe assédio sexual, prostituição, violência são nossos jovens a igreja têm que ajudar a combater. Todos participem e se sintam comprometidos isso é o papel do cidadão e cidadã.

“Eu ando muito com os pés no chão, eu não sonho muito não para que o sonho da comunidade seja bonito de irmão eu quero sonhar com minha comunidade” Afirma o padre Antônio Marcos de Camargo. O Padre será responsável pelas comunidades São Judas, São Pedro, Nossa Senhora de Fátima e São José
e pela Igreja Matriz, tendo uma participação de mais ou menos duas mil pessoas.

Segundo o Padre seus projetos para comunidade é o projeto da Igreja, A MISSÃO CONTINENTAL PARA UMA IGREJA MISSIONÁRIA. Como podemos ver no documento, a missão é parte constitutiva da identidade da Igreja chamada pelo Senhor a evangelizar a todos os povos: “Sua razão de ser a agir como fermento e como alma da sociedade, que deve renovar-se em Cristo e transformar-se em família de Deus” (Gaudium et Spes 40). Diante desse apelo da Igreja, daremos continuidade ao lema da nossa Paróquia: “Nossa Igreja, nossa Casa”, Uma Paróquia Eucarística, Missionária e Familiar.
Para isso, quero dar uma atenção muito especial à formação dos nossos agentes de pastoral, principalmente os da coordenação das comunidades, catequese, liturgia, ministros. Vamos intensificar nosso trabalho com os jovens, através de missas alegres, retiros, “cristotecas”, e muitos outros eventos. Quero estar mais presente no bairro São Judas Tadeu, presidindo missa todos os domingos às 8horas. “Por fim, vamos trabalhar para que as nossas comunidades e os cristãos sejam sinais da presença do Cristo Ressuscitado, e fermento na massa para transforma a nossa sociedade mais justa, fraterna e solidária”.

As comunidades são constituídas por “pedras vivas”, isto é, por homens e mulheres, jovens e crianças animadas, participativas e solidárias. Estou muito feliz por ver pessoas tão acolhedoras e fraternas.
Tenho uma preocupação muito grande com as comunidades São José e São Judas Tadeu, pois estão distantes da Matriz Santa Bárbara. Por isso, vou estar mais presente a fim de revitalizar e animar as pastorais.
Quanto aos problemas sociais temos que ser Igreja solidária e transformadora, para que as pessoas tenham segurança pública, saúde, educação e lazer. Afirmou o Padre.

Padre Antônio Marcos Camargo têm 37 anos de idade, nasceu na cidade de Santa Bárbara D’Oeste – SP. Afirma ter muito orgulho de assumir a Paróquia Santa Bárbara, pois é muito devoto à santa, uma vez que é originário da Paróquia Santa Bárbara, da sua terra natal.
Foi ordenado Padre, no dia 28 de julho de 2007, na Comunidade São Francisco de Assis, da Paróquia São Geraldo Magela, Campinas - SP.

.