20 de junho de 2014

Profissionais da área da educação têm buscado capacitação em LIBRAS

Para atender os alunos com deficiência auditiva, professores estão se capacitando cada vez mais para a melhoria da didática em sala de aula, para atender esses alunos o educador passou a buscar cursos direcionados em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O professor tem como objetivo proporcionar e manter a interação do dialogo mais eficaz com os alunos com surdez, para utilizar em sala de aula, e espaços escolares, trazendo assim condições necessárias para atender esses alunos em suas necessidades, e peculiaridades para manter entre aluno e professor uma forma clara para a introdução do conteúdo didático.
Para Maria Teresa da Silva intérprete educacional, “é muito prazeroso ter esse contato com o aluno que possui a surdez, você se aproxima dele e leva o conhecimento, muitas vezes o aluno até fica em sala de aula querendo aprender, e nem sempre o professor está capacitado para direcionar a aula em linguagem de sinais, é um trabalho de formiguinha você conquista o aluno no dia a dia”. Afirma Maria Teresa.
Segundo estudos a língua de sinais é tão natural e tão complexa quanto às línguas orais, dispondo de recursos expressivos suficientes para permitir aos seus usuários expressar-se sobre qualquer assunto, em qualquer situação, domínio do conhecimento e esfera de atividade. O importante é uma língua adaptada à capacidade de expressão dos surdos. Assim, a pessoa que aprende a Libras vivencia e sente como é a maneira de se comunicar sem som, acompanhado de expressão facial, corporal, gestuais visuais baseados no uso das mãos, olhos, boca.
Em Sumaré o curso pode ser feito na NISFRAM que é uma entidade sem fins lucrativos que há dez anos atua no atendimento a comunidade e possui o Projeto TQT (Teclas que Transformam) voltado para o atendimento dos surdos e deficientes auditivos o curso é totalmente gratuito e têm como objetivo capacitar as pessoas para o convívio com a cultura surda.
 A NISFRAM fica localizada a Rua Palmiro Novi, 297, no Bairro Residencial Ipiranga Sumaré/SP Tel.: (19) 3832-1748
 Email: nisfram@nisfram.org.br www.nisfram.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário