23 de abril de 2011

Peixe para o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes

Os pais precisam estar atentos aos benefícios que o peixe pode trazer para o desempenho escolar de crianças e adolescentes. A inclusão de peixes na alimentação trás uma alimentação saudável que auxilia no desenvolvimento escolar, pois os pescados possuem nutrientes como: cálcio, potássio, selênio, ferro, iodo, cobalto e vitaminas como a niacina e a vitamina A, indispensáveis ao organismo. E alguns peixes, como o salmão, são riquíssimos em ômega 3, uma gordura natural que ajuda a combater o excesso de colesterol.

Segundo a Nutricionista Adriana Dalpoz, O peixe é um alimento que faz parte do grupo das carnes. Além de saboroso, o consumo de peixe é muito nutritivo e deve estar sempre em nossa alimentação, no mínimo 2 vezes por semana, intercalando-o com outros tipos de carnes.
O peixe é rico em proteínas de alto valor biológico e de alta digestibilidade. Além disso, tem grande quantidade de vitaminas e minerais.
A melhor notícia é que peixe tem pouca gordura! É claro que existem algumas espécies gordurosas, mas, em geral, o peixe tem menos gordura do que carne vermelha e frango.
 Algumas espécies de peixe, principalmente aqueles de água fria e profunda, são ricos em ômega-3(W3), que é um tipo de gordura benéfica a saúde. 


O W3 diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose e ajuda nas inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosa. E, por agir nas células nervosas, o W3, ainda pode ajudar no tratamento da depressão ansiedade e problemas de sono. Esse tipo de gordura auxilia ainda, no tratamento da pressão alta, no alivio das dores causadas pela artrite reumatóide e inflamações. 



Segundo a Gerência de Alimentação e Nutrição, da Secretaria Municipal de Educação de Sumaré (SME), há um estudo de introduzir carne de peixe na merenda escolar, mas existem algumas dificuldades que precisarão ser superadas, como treinamento de pessoal para a conservação deste alimento especificamente, que é muito perecível, além do que entende-se ser necessário algum teste de aceitação do importante alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário