21 de novembro de 2017

Democracia, política e direitos humanos


Atualmente existe no Brasil um sistema político brasileiro que preenche formalmente os requisitos de uma poliarquia, ou seja, sistema democrático em que o poder é atribuído com base nas eleições livres que há ampla concorrência e participação política pelos cargos eletivos. Esse é um sistema que de uma maneira em geral mantém a disputa pelo poder e tolerância à diversidade de opiniões e oposição política.
Construção de uma participação política deve ser de todos
 Levando em consideração a grande intolerância existente hoje em nosso país, é preciso que esses requisitos sejam revistos diante da política atual e para isso é preciso retomar o início de valores democráticos pelo cidadão através da política, pois houve entre o cidadão comum o retrocesso do conteúdo social da democracia. Ampliar os direitos humanos para reduzir a distância entre as esferas formal e real é uma condição indispensável para a concretização dos direitos.

A forma que os direitos humanos é conduzida no Brasil, nós faz pensar em algo voltado apenas para o interesse de classes cuja elite está envolvida e é a responsável por escolher quem deve ter esse direito. Na realidade não é assim, os direitos humanos precisa ser resultado de projetos com ampla participação popular, no entanto ele está constantemente ligado aos interesses das elites socioeconômicas e políticas, fugindo da sua verdadeira essência que é à inclusão social. E preciso que haja entre a população a busca por seus direitos e deveres para que ele não caia no ostracismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário