13 de novembro de 2017

Minha participação, minha cidadania

Para estar em um ambiente socializado é preciso exercer a cidadania, mas você já parou para pensar sobre a cidadania? Segundo o dicionário: cidadania é um conjunto de direito e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, assim como me é garantido como cidadão os direitos à vida, liberdade, igualdade perante a lei, além disso devo fazer a minha parte como cidadão consciente. Em uma sociedade imposta de novos valores influenciados pelas mídias os direitos estão cada vez mais diversificados do que nós é garantido, a intolerância tem sido alvo principal de debates nas redes sociais, porém o cidadão se esquece de exercer os seus deveres perante sua convivência com o outro. 
Os direitos civis é participar no destino da sociedade em que se está inserido, votar ser votado, ter direitos políticos, eu como cidadão preciso lutar pelos meus direitos. No entanto isso não me dá o direito de julgar a opção do outro seja ela política, religiosa, moral.


Na citação de Dalmo de Abreu ele afirma;
“Assim, é preciso ter sempre em conta que todas as pessoas nascem com os mesmos direitos fundamentais. Não importa se a pessoa nasceu homem ou mulher, não importa onde a pessoa nasceu nem a cor de sua pele, não importa se a pessoa é rica ou pobre, como também não são importantes o nome da família, a profissão, a preferência política ou a crença religiosa. Os direitos humanos fundamentais são os mesmos para todos os seres humanos.”
Notamos uma sociedade intrínseca quando falamos de cidadania, o julgamento é mais importante de que exercer a minha cidadania sem ter um julgamento preconceituoso em relação ao outro.
Dalmo de Abreu Dallari  é um jurista brasileiro. É professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, pela qual se formou e da qual foi diretor. Entre suas principais obras, destaca-se Elementos de Teoria Geral do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário