28 de novembro de 2017

Manifestações culturais e suas diversidades

Para falarmos de algo tão singelo em nosso país é preciso entender como funciona a cultura e suas manifestações. A relação entre o cultural e o popular tem sido o foco para compreender como as manifestações artísticas e culturais reproduzem uma sociedade.

Nosso país é emergente de várias manifestações culturais e sociais, e cada uma tem sua particularidade, como é o caso de manifestações culturais especificas de cada região do nosso país. Temos manifestações que são aceitas em todo o cenário brasileiro outras não, como é o caso da vaquejada que é muito popular no nordeste do país e não é bem aceito na região sudeste.




 Entre as manifestações culturais existentes e de grande participação popular estão danças como a do bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada, além da capoeira.  Não podemos deixar de citar também as manifestações religiosas que são típicas de cada região e muito populares em determinadas regiões do nosso país e chegam há durar vários dias como a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim e o carnaval. 


A realidade dessas manifestações é a sua diversidade dentro de um vasto país como o nosso, a diversidade cultural se manifesta de maneiras diferentes em relação a costumes de uma sociedade que muda conforme a região na qual estão inseridas, como é o caso das comidas típicas, roupas, tradições, religiões, levando em consideração cada território e suas particularidades que apresentam diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

As manifestações culturais muito populares, tem grande apelo em estados brasileiros que utilizam dessa tradição como fatores econômicos para o desenvolvimento da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário