12 de outubro de 2009

Bonita e Saudável durante a gravidez e após o parto

Gravidez não é mais motivo para mulher deixar de se cuidar e começar a comer por dois, hoje há tantos métodos para ter um corpo bonito e saudável mesmo vivendo um momento tão importante para mulher. E para isso e não é preciso ter tantos gastos, e sim moderação, já se foi o tempo quando ao saber da existência de um bebezinho dentro do ventre,a futura mamãe corria para a geladeira para comer todas as guloseimas ou dava ouvidos aos desejos para devorar todo tipo de doces e bolos,quem espera um bebê sabe bem o que ouve de seu médico: Gravidez saudável depende da boa alimentação e de exercícios físicos bem direcionados.

De acordo com a enfermeira Valéria Regina Ferreira, que atua com a orientação a saúde da gestante e os cuidados com o recém-nascido, as grávidas devem consumir alimentos ricos em vitaminas do grupo B, presentes em verduras, legumes e frutas da estação. Devem evitar gorduras, carboidratos e açúcares, mas não podem deixar de comer carnes vermelhas magras e ouros produtos ricos em ferro, como brócolis e espinafres. Grãos, leite e derivados também precisam estar na dieta para garantir o aporte de cálcio, necessário tanto para a mãe quanto para o bebê.

“Na gravidez há uma grande facilidade para o corpo armazenar gordura, porque ele se prepara para a lactação, que consume muita energia”. Comenta Valéria Regina

Ao ganhar pouco peso na gravidez a mulher tem mais chance de voltar ao seu peso normal com mais rapidez. O útero demora cerca de seis meses para voltar ao seu tamanho normal depois do parto, como durante esse tempo o intestino pode ocupar o espaço livre e distender a barriga. É preciso estar atenta nos três primeiros meses após o parto, já que as articulações ficam fragilizadas por conta da circulação do hormônio relaxina que facilita o parto e ainda permanece no organismo durante o período, comece com caminhadas leves de 30 minutos – aproveite para levar o bebê a um passeio em praças e outros lugares frescos e arborizados.

A prática de exercícios físicos como a hidroginástica e liberada para a gestante após 12 semanas e não há contra- indicações para os exercícios desde que a futura mamãe realize anteriormente o pré-natal e acompanhamentos ginecológico e obstétrico no período e obtenha a liberação médica.

No mundo moderno, mamãe que se cuida antes e durante a gravidez permanece saudável e bonita após o parto, como é o caso da jovem Sindia Lopez dos Reis de 22 anos que engordou somente 10 kg da sua primeira gestação e já retornou ao seu peso de antes da gravidez em apenas 2 meses. Sindia fez acompanhamento pré-natal e teve orientação do médico para uma alimentação saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário